terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Casa na Árvore

                       É sempre muito interessante ver projetos arrojados de casas construídas em àrvores, verdadeiros sonhos de criança.


            É como um brinquedo de gente grande, há construções incríveis, passarelas, pontes, telhados com captação de água de chuvas, e pasmem...varandas nas alturas...


                O arquiteto Andreas Wenning, alemão, especializou-se em realizar sonhos de crianças, checa o estado da árvore, sua segurança e realiza desejos: a construção de casas nas árvores.


            Confortáveis, equipadas e mobiliadas , as casas nas árvores são projetadas para aproveitar o maximo a área útil e o espaço natural.


              Algumas inspiradas em desenhos animados, outras construídas num jardim imenso com direito a varanda, e outras com paisagens arborizadas ao redor, lagos tudo maravilhoso e especial.


            Estes dois abaixo são restaurantes : construído em Okinawa, no Japão para se chegar lá em cima tem um elevador dentro do tronco, é incrível, não?

           Em Auckland, na Nova Zelandia, o outro restaurante tem estrutura feita de ripas de álamo que permite iluminação natural por todo interior dele, um projeto espetacular!




            E ainda "por cima "dá pra namorar nas alturas....É sensacional...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Flores Exoticas 2

            Há flores interessantes e diferentes no mundo, são espécies raras, específicas de alguns solos, curiosidades a serem conhecidas melhor.


          Sapatinho de Judia - trepadeira ornamental cujas flores se parecem a pequenos sapatos pendurados, é vistosa e ideal para caramanchões.

      
            Flor de Maracujá - flor ornamental, polinizada por mamangabas, considerada "flor da paixão de Cristo": coroa de espinhos, cinco chagas, tres pregos. Tipicamente brasileira , o maracujazeiro é uma trepadeira cujos frutos são apreciados pelo diferente sabor.


            Bromélias - pertencem a uma grande familia, 1400 espécies só aqui no Brasil, algumas mais raras do que outras, são de fácil cultivo, alta resistência, gostam de vasos, troncos ou no solo.


            Esta espécie, mais rara, é do meu jardim, nasce em fios e assim se multiplica: original e linda.


            Protéia - há uma grande variedade delas ,variam quanto a forma, cor, flor exótica originária da Africa do Sul, Australia e Nova Zelândia.
           Esta da foto é a  flor nacional da Africa do Sul, a white king protéia, uma rainha, espetacular!


            Crista de Galo - é uma flor aveludada com toque macio, cores lindas : sulferino, vermelho, amarelo e rosa.


            Flor Papagaio ou Parrot Flower -  é uma verdadeira raridade, nasce apenas na Tailândia e não pode ser exportada, surpeenda-se com a semelhança com uma ave : lindíssima!
           Quem mais senão Deus poderia ter feito flores tão lindas no mundo!

                           Para falar comigo dorasantoro@uol.com.br

domingo, 29 de janeiro de 2012

Bules Originais

            Tenho uma pequena coleção de bulinhos, foram comprados em diferentes lugares e em diferentes momentos, um mais lindo do que o outro, todos escolhidos para fazer parte da minha história.
            Vou mostrar alguns dêles para vocês.












            Colecionar é um passatempo antigo e universal, tem-se carinho por uma coleção, é saudável, divertido e uma ótima terapia.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Decorando Paredes

             Às vezes nos faltam idéias para decorar paredes da casa, no escritório ou no jardim.
             Aqui mostro algumas sugestões fáceis e de grande efeito, úteis e decorativas.



















            A arte de compor é como um jogo: com pratos, quadros , espelhos, vasos, pets, tecidos, adesivos, quadros organizadores ou flores, você vai experimentando, tudo pode ser colocado de forma harmoniosa!

                      Para falar comigo envie e-mail para dorasantoro@uol.com.br

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sítio Burle Marx

           Hoje vou falar sobre Roberto Burle Marx, o maior paisagista brasileiro, cujo sítio em Guaratiba, no Rio de Janeiro pode e deve ser visitado, hoje pertence ao Patrimônio Histórico Artístico Nacional.


            O sítio, com área de 807 mil metros quadrados é um imenso acervo botânico e paisagistico com 3500 espécies de plantas tropicais.

     
               A antiga Fazenda da Bica foi adquirida por Burle Marx e seu irmão Guilherme para abrigar sua coleção botânica. Em 1973 mudou-se para lá e além de residência havia também a Capela de Santo Antonio da Bica, seu atelie de arte e o projeto de conservação de plantas raras.


            Lá podemos conhecer de perto suas pinturas, esculturas, o mobiliário da casa, objetos de decoração, e sua coleção de conchas.


            Há a biblioteca com 2600 livros de botânica, arquitetura e paisagismo, um auditório, um herbário e um laboratório de pesquisas.


            Hoje, depois de sua morte, o sítio foi aberto a visitação pública, o passeio é feito em grupos de 35 pessoas com guias que fornecem informações sobre o artista, sua obra e sua coleção de plantas.


             No final da visita há uma estufa fantástica aonde se pode ver a exuberância de várias plantas tropicais como palmeiras, dracenas, bromélias e helicônias.
            É simplesmente maravilhoso conhecer o lugar e a obra de nosso maior paisagista.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Buquê de Noiva

            Quem quer pegar o buquê da noiva?
            Singelo, delicado, branco, colorido ou monocromático, redondo ou longo, o buquê de noiva faz parte de uma cerimonia de felicidade.


            A tradição do uso do buquê é um simbolo da vida, está ligado à fertilização, já que as flores são órgãos reprodutores das plantas.


            Os antigos gregos e romanos faziam os buquês com ervas, grãos e alho para afastar maus espíritos e garantissem uma união perfeita aos noivos.
            Antigamente se guardava o buquê em uma redoma de vidro, exposto na sala ou quarto de casal.  Hoje há uma desidratação que o mantém intacto.


             Na Idade Média a noiva ia a pé para a Igreija e no caminho recebia flores, ervas, heras, temperos e ia montando seu buquê, era uma forma de desejar felicidade e boa sorte.


            Hoje os buquês são em geral feitos de flores naturais, são escolhidos de acordo com o vestido, moderno, romantico, classico, ou ao gosto da noiva.
            Os casamentos europeus são comuns em Maio, a flor mais utilizada é "muguet du bonheur", a primeira flor que nasce depois de degelo.


            Na antiga Polonia colocava-se açucar no buquê para que a noiva se mantivesse "doce" ao longo do casamento.


            O buquê é importante para uma noiva e fará parte da cerimonia até o final quando será lançado por ela às mulheres solteiras e aquela que o pegar será a próxima a se casar.
           Todos lindos, flores lindas, cores lindas, todas querem pegar o buquê!