terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curiosidades Polonesas

            Ao Noroeste da Polonia, em Gryfino, a 30 km ao sul da cidade de Szczenin, existe uma curiosidade maravilhosa, um mistério a ser desvendado: a " Floresta Torta".


           Os 400 pinheiros curvos foram plantados em 1930, quando a área pertencia á provincia alemã da Pomerania, e até hoje em território polonês, encantam o mundo!


            Polonia, terra de cultura variada, atrente, alegre, além de possuir um folclore lindo tem muitas outras curiosidades a serem conhecidas.


            Na Páscoa por exemplo, pintam-se as casas com cores alegres, bem como os ovos, na arte Pisanki, tradição secular de desenhar e pintar ovos.


            Santa Cunegunda, foi a esposa do Imperador São Henrique II, é a Padroeira de Luxemburgo.
            Foi canonizada no ano 1200 e é a Santa Padroeira do Sal.


            E falando de sal, você tem que conhecer uma riqueza polonesa: as minas de sal de Wieliczka, datam do século XIII, uma autentica cidade entalhada na rocha, tudo em sal! Deslumbrante!


           Há algo inusitado e muito curioso a ser visitado: as casas de contos de fadas: uma quadra toda ao estilo Mind-Meeting - criadas pelo artista Michael Jantzen, as casas são todas tortas! É fabuloso!


            Terra natal de Chopin e suas lindas Mazurcas, do cineasta famoso Roman Polanski e da cientista Marie Curie, a Polonia nos surpreende com tanta beleza!


          A deliciosa cozinha oferece a sopa de beterraba, pierogi e  tem que se experimentar um  tradicional babka, um gostoso bolo de frutas com cobertura de glacê, entre outros pratos saborosos.


            Ainda falta contar que na Sexta Feira Santa a povo polonês se levanta antes do sol nascer para pedir proteção e colher Marcela, uma planta cheirosa, uma curiosidade dentre muitas de um povo querido!


            Vamos pedir as bençãos ao nosso Santo Papa João Paulo II,  Karol Wojtyla, nascido em Vadovice, que foi beatificado em 2011 e desejar a todos um Feliz Natal!
            Wesolych Swiat!


   
            Vamos dançar e cantar anunciando um Ano Novo com muita alegria!


2 comentários:

  1. A polônia é o meu país preferido.

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho de ser descendente polones....

    ResponderExcluir