sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Piñatas

            Para a festa ser divertida tem que ter uma piñata!
            Também chamada de pichorra, é uma tradição ibérica difundida em vários países: uma brincadeira com figuras bonitas e alegres para festas.


            As piñatas eram originalmente feitas com uma panela, recheada de doces, totalmente coberta de papel crepom colorido, suspensa no ar, a uns dois metros de altura.


            A brincadeira consistia em bater na panela, com bastões, até que os doces caíssem no chão para que as crianças corressem para pegar.


            No México é onde as piñatas são bem difundidas, são muito criativas e aparecem na maioria dos aniversários infantis e adultos.


            Com muito papéis picados coloridos surgiram os vários modelos de piñatas: animais ,estrêlas, personagens, superheróis e formatos de Natal.

            Hoje elas são feitas de papel maché ou ceramica fina, repleto de balas e brinquedinhos, recoberta com pedacinhos de papel crepom de muitas cores.
            Tem sua origem na China, mas foram os espanhóis que a levaram para o Mexico, durante a colonização, a palavra é originária de Pignatta, o vaso de barro que carrega água.


           Para a brincadeira são vedados os olhos do participante e com uma vara de madeira tem que bater na piñata até conseguir quebrar, depois de a girar várias vêzes.


            Um artesanato típico, bonito e divertido, alegre para festas de crianças e porque não de gente grande!
            Aqui vai uma idéia para o Halloween que vem chegando, a criançada vai adorar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário