sábado, 31 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016

   Procuro a cada dia escolher temas sobre flores, jardins, lugares lindos, curiosidades, reciclagem, enfim falar de beleza em cada post que publico diariamente, ensinar o que sei e fazer um pequeno oásis no dia de cada leitor.
  Escolhi um post de cada mês de 2016 para recordarmos, em Janeiro falei da Guatemala Hermosa, o berço da civilização Maia e sua belíssima cultura, em Fevereiro, falei das flores tailandesas, o maior lar de orquídeas do mundo, em Março mostrei como organizar plantas, uma terapia verde.




  Em Abril o post Gosto Muito, não poderia falar senão de flores...em Maio, o estilo botânico mostra como colocar folhas e flores na decoração, em Junho o alho ornamental, uma planta espetacular, mostra toda a sua beleza!




   Em Julho escolhi a foto do Paisagismo com água, uma postagem que fala de verde, frescor e bem estar, em Agosto, o efeito do cristal nas flores, uma combinação muito feliz...e em Setembro a doçura das pequenas Verbenas silvestres e suas múltiplas cores.




  Em Outubro, no post da Primavera você revê a beleza da Estação das flores, em Novembro falo de Flor e Felicidade, ambas nascem em lugares especiais, nos jardins e no coração!
Em Dezembro mostro nos presépios a presença do Menino Jesus, iluminando nosso caminho diário, trazendo amor para o ano que se inicia.
 



   Termino meu ano feliz e espero você no ano que vem, para se distrair lendo sobre a beleza das flores em meus posts, traga os amigos, releia o que perdeu em dorasantoro.blogspot.com.br , mês a mês, dia a dia e um Feliz Ano de 2017...
   Informo que as fotos publicadas estão á disposição na Internet em sites americanos e brasileiros.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Celebrações

   Cada país celebra o Ano Novo de modo e horário diferente, conforme o fuso, localização geográfica no planeta, suas tradições, sua cultura, há muitas curiosidades para conhecermos como cada um festeja sua chegada!
   Na Dinamarca á meia noite quebram-se pratos para atrair boa sorte, nos Estados Unidos a tradição é a do "beijo da meia noite", que remonta á festivais romanos de Saturnalia, no Japão penduram cordas feitas de palha na frente das casas para afastar maus espíritos e atrair boa sorte.
   Na Índia celebram com o Diwali, o festival de luzes, com milhares de velas, na Russia, escrevem um pedacinho de papel um desejo, queimam e colocam numa taça de champagne e bebem.
   Já na Nova Zelândia a meia noite é hora de bater panelas bem forte, na Espanha a cada badalada das 12 batidas do relógio come-se uma uva, no Chile é preciso comer uma colher cheia de lentilhas para que seu ano seja farto!
  Aqui no Brasil é costume usar roupa branca, para atrair paz, se estiver na praia pular 7 ondas, levando flores para homenagear Iemanjá, a rainha do mar e guardar sete gomos de romã na carteira para atrair dinheiro!
   Assim como diz o ditado português...cada tem terra tem seu uso, cada roca tem seu fuso!
   Vamos celebrar o novo ano com alegria e muita festa!









  Informo que as fotos publicadas estão na Internet em sites americanos e brasileiros.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Surpresas para o Ano Novo

  São inúmeras as maneiras de se preparar para a passagem do ano com surpresas e brincadeiras que vão marcar mais ainda a data festiva!
  O divertido Abre-fecha, papel em dobradura que encanta ao abrir seus compartimentos com adivinhações e desejos,
  Oferecer os biscoitos da sorte, cuja história remete á luta do povo chinês para sua liberdade, ali trocaram mensagens escondidas que resultaram na vitória contra os mongóis.
  Faça lembrancinhas em vidrinhos de sal grosso amarradas com fitas do Senhor do Bonfim e prepare arroz-doce, uma sobremesa tradicional que os noruegueses consideram trazer sorte e abundância.
  Os chineses e asiáticos pintam suas portas de vermelho para atrair felicidade, já os filipinos usam roupas de bolinhas no Ano Novo enquanto os gregos celebram a festa de São Basílio assando um pão com uma moeda dentro e quem ficar com essa fatia terá sorte neste ano.
   Tsurus, as dobraduras japonesas da ave sagrada do Japão prometem felicidade, boa sorte, saúde e fortuna e não deixem de colocar flores brancas para que seu novo ano traga muita paz ao seu coração!
  Vamos terminar o ano com muita alegria e diversão!








Informo que as fotos publicadas estão disponíveis na Internet em sites americanos e brasileiros.          

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Cozinhando com Folha de Bananeira

   A folha da bananeira é um produto 100% usado na gastronomia por ser isento de quimica, mantém a umidade, o sabor e a propriedade dos alimentos, usá-la em assados é uma tradição indígena e na Oceania tem o habito de cozinhar legumes sobre a folha debaixo da terra sob carvão, ficam deliciosos e adocicados!
  A idéia de trazer a folha da bananeira para a mesa é excelente, pois produz lindas decorações em pratos, como sousplat, como caminho de mesa, sob peixes, embrulhando tapiocas ou como porta guardanapos.
  Uma folha grande, bem resistente, permite ser amarrada com fios de palha que combina com a sua rusticidade, fazem uma apresentação criativa, um embrulho charmoso e ecológico, combinam com o Verão e com flores em arranjos originais!
  Um charme bem brasileiro!









 Informo que as fotos publicadas estão á disposição na Internet em sites brasileiros.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Tomate Rapunzel

   Hoje vamos conhecer um tomate diferente, que nasce em cascata, conhecido como tomate rapunzel.
   Rapunzel, a personagem dos contos de fadas que jogava suas tranças e foi a referência para este tipo de tomate, que chega a dar 40 frutos em uma só cascata, muito bonito!
  Você pode cultivá-lo em um vaso, precisa de um bambu ou ferro como guia para sustentar a planta, é vendida em saquinhos de sementes ou mudas, comprei algumas na Internet, vou receber, plantar e te conto como vão indo!
   Bonito e original, logo vou ter meu novo tomateiro!









Informo que as fotos aqui publicadas estão á disposição na Internet em sites americanos.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Parque Nacional da Tijuca

   O Parque Nacional da Tijuca é uma das boas opções, no Rio de janeiro, para quem gosta de fazer trilhas, ver toda a beleza natural deste parque, aonde alcançamos o Corcovado, o seu maior símbolo.
  O pico da Tijuca, o Bico do Papagaio, a Pedra Bonita, a Pedra da Gávea, são alguns dos belos pontos turísticos encontrados neste imenso parque florestal, a Floresta da Tijuca, podendo se visitar Serrados e Pretos Forros.
 Considerado um oásis dentro da "cidade maravilhosa", o parque foi declarado reserva da Biosfera pela Unesco em 19991, a flora ali é vasta e destacam-se árvores frutíferas como fruta-pão, jabuticabeiras, jambeiros, jaqueiras, mangueiras, cafeeiros e inúmeros bambus.
   Uma fauna de lagartos, iguanas, cobras, mamíferos como saguis, macacos, ouriços, tatus, tamanduás e muitas aves.
  Ali está o marco brasileiro mais importante, o Cristo Redentor, no Mirante do Corcovado, um lindo cartão postal sobre a Baia de Guanabara, um passeio espetacular para se fazer, acompanhado de guias especializados que ilustram a visita com sua vasta história!









  A fotos publicadas estão á disposição na Internet em sites brasileiros.