Suas folhas longas com muitas outras pequenas agregadas dominam nossas matas e florestas, chegaram ás nossas casas, varandas, jardins, são plantas tradicionais e de uma beleza rustica.
Vou mostrar algumas espécies que talvez você nem imagine que possa ser uma samambaia!
Chifre de Veado - faz parte desta familia e é uma planta rustica ornamental com folhas espessas, grandes que se bifurcam como chifres de veado.
Gostam de meia sombra e muita umidade.
Asplenio - também chamada ninho de passarinho, tem folhas verde claro, brilhantes, e com uma nervura central escura, cresce sobre árvores em ambiente de sombra, otima para paisagismo de jardins.
Avenca - é conhecida como a planta das matas, usada para decoração de interiores , tem folhas delicadas e pequenas, gosta de luz e umidade.
Renda Portuguesa - é outra samambaia com grandes rizomas com pelos marrons, para ambiente iliminado sem sol direto ou para solo rico em matéria orgânica.
Samambaia Paulista - chamada escadinha do céu, é mais conhecida por Paulistinha, tem longas folhas, gosta de meia sombra, é a mais famosa e cultivada aqui no Brasil.
Samambaia Xaxim - ou Samambaia Açú, é típica da Mata Atlantica, assemelha-se a uma palmeira e hoje está sob a proteção do Ibama não podendo mais ser comercializada.
Ter uma samambaia em casa é ter uma planta bonita, resistente e de fácil cultivo, gostam de meia sombra, solo levemente úmido, rico em matéria orgânica ( resíduos de vegetais, casacas de frutas, hortaliças, adubo animal, areia e terra) só não gostam de vento.
Hoje existem as " paredes de plantas" decorando vários ambientes internos, a samambaia é muito indicada para este tipo de decoração.